sábado, 13 de fevereiro de 2010

O último adeus a Rui Pereira.

Ruy Pereira é sepultado no Parque das Flores de Recife

Publicação: 13 de Fevereiro de 2010 às 00:00
Carlos Eduardo Santos Do Jornal do Commercio

Dezenas de amigos, familiares e autoridades do Rio Grande do Norte e Pernambuco deram o último adeus, ontem, ao secretário de Educação potiguar, o médico sanitarista Ruy Pereira dos Santos, 60 anos, que morreu em acidente na BR-101, em Igarassu, no Grande Recife, na última quinta-feira. O sepultamento ocorreu à tarde, no Cemitério Parque das Flores, no Sancho, Zona Oeste do Recife.

Ivanizio RamosAutoridades, amigos e familiares acompanham o sepultamento de Ruy Pereira, no Cemitério Parques das Flores , em PernambucoAutoridades, amigos e familiares acompanham o sepultamento de Ruy Pereira, no Cemitério Parques das Flores , em Pernambuco
A governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB), fez questão de ir ao Recife para o enterro. O motorista do carro em que o secretário estava, Francisco Canindé da Silva, 59, sofreu ferimentos leves e recebeu alta pela manhã do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife.

O velório aconteceu no Memorial de Medicina de Pernambuco, no Derby, área central do Recife. Paraibano de Campina Grande, Ruy Pereira viveu no interior do Rio Grande do Norte e Pernambuco. Por isso, o caixão foi coberto com as bandeiras dos três estados e do município de Serra Negra, onde ele foi prefeito.

Muito emocionada, a governadora Wilma de Faria falou de Ruy Pereira não só como secretário, mas como um amigo. “Ele foi um grande homem público. Um grande amigo leal. Vai deixar muita saudade”, disse a governadora. No primeiro mandado de Wilma Faria, Ruy Pereira era secretário de Saúde, cargo que já ocupava desde a gestão anterior. Há dois anos, assumiu a pasta da Educação.

Cunhado do secretário, o gerente da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Jaime Brito, afirmou que Ruy Pereira vinha de Natal para passar o Carnaval com a família no Recife. A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) também fez questão de vir ao enterro e lembrou que o amigo Ruy Pereira estava muito animado com os projetos da secretaria. “Ele me disse essa semana que, depois de muito trabalho na Secretaria de Educação nesses dois anos, 2010 era o ano de colher os frutos”, contou.

Estiveram no velório e no enterro também os deputados federais Fernando Ferro (PT-PE), Maurício Rands (PT-PE), o secretário de Educação do Recife, Claudio Duarte, e o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto. Para Couto, Ruy Pereira era um homem voltado para a saúde pública. “Tem um pouco de Ruy no SUS. Uma pessoa muito correta, que vai deixar saudade”, afirmou. O sepultamento ocorreu às 17h, sob aplausos dos amigos, que também cantaram Último Regresso, de Getúlio Cavalcanti, já que Ruy Pereira gostava do Carnaval.

A vida pública do médico sanitarista vem da década de 1980. Em 1985, ele assumiu a gerência regional da Fundação Nacional de Saúde. Em 1993, foi secretário adjunto de Saúde do Recife, na gestão de Jarbas Vasconcelos. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, foi prefeito de Serra Negra e chegou a ser candidato ao governo do Rio Grande do Norte. Deixou mulher e três filhos.

Secretário estava empenhado no combate ao analfabetismo

Um dos projetos que mais entusiasmava o secretário de educação Ruy Pereira era o “RN Caminhando”, realizado em parceria com o Governo Federal. O objetivo do projeto era erradicar o analfabetismo, meta que o secretário queria ajudar a alcançar no Rio Grande do Norte este ano com a alfabetização de cerca de 150 mil pessoas em 2010. O “RN Caminhando” está na sétima etapa e conta com a participação de mais de cinco mil profissionais de Educação em todo o Estado.

A atuação de Ruy Pereira no combate ao analfabetismo no Rio Grande do Norte foi motivo de destaque por parte da governadora Wilma de Faria na entrevista coletiva que concedeu na manhã de ontem. “Do trabalho mais recente que Ruy Pereira desempenhou conosco, na secretaria de Educação, eu destaco o combate ao analfabetismo e a qualificação profissional. Entre as várias realizações dele, essas duas foram de suma importância”, afirma Wilma. O Rio Grande do Norte tem a quinta maior taxa da analfabetismo do país, com 20,74% da população.

Uma das particularidades que o RN Caminhando tinha em solo potiguar era justamente a união dessas duas vertentes: alfabetização e qualificação profissional. “O aluno que era alfabetizado saia do curso já no Projovem urbano ou rural onde cumpria o ensino fundamental e tinha acesso a um curso de qualificação”, explica Lúcia Souza, uma das responsáveis pelo projeto.

Com uma duração de seis meses, o RN Caminhando deve formar esse semestre cerca de 68 mil alunos já inscritos. As aulas começaram no início de fevereiro. Essa é considerada a sétima etapa do programa. No segundo semestre, a expectativa da Secretaria Estadual de Educação é alfabetizar mais 85 mil alunos. As apostilas do curso são próprias e o método é ligado ao que preconizou o educador Paulo Freire. “O objetivo político desse programa é dar seguimento ao trabalho do mestre Paulo Freire”, diz Lúcia.

Além do RN Caminhando, o secretário estava empolgado com a expectativa de equipar todas as escolas estaduais com computadores e acesso à internet até dezembro desse ano. “O nome do programa é Proinfo e era motivo de muita empolgação por parte do secretário de educação”, informa a Assessoria de Imprensa do vice-governador Iberê Ferreira, com quem Ruy Pereira conversou antes de partir para Recife. Dentro da qualificação profissional, a secretaria de Educação celebrou uma parceria com o Governo Federal para construir 10 centros profissionalizantes no Estado.


fonte: Tribuna do Norte
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/ruy-pereira-e-sepultado-no-parque-das-flores-de-recife/140385

Nenhum comentário: