domingo, 28 de março de 2010

Você sabia? - Bacia do Potengi



A bacia do Potengi abrange 16 municípios entre eles a Capital do Estado.
A bacia ocupa uma superfície de 4.093 km2, correspondendo a cerca de 7,7 % do território estadual.  
... Essas informações acima você encontra no site da SEMARH - http://www.semarh.rn.gov.br, seria muito bom, também, se encontrassemos alguma programação com relação ao Comitê da Bacia do Potengi.

Domingo sem Missa, Semana sem Graça!

Igreja de Canguaretama

Evangelho (Lucas 19,28-40)

Domingo, 28 de Março de 2010
Domingo de Ramos


Naquele tempo, 28Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém. 29Quando se aproximou de Betfagé e Betânia, perto do monte chamado das Oliveiras, enviou dois de seus discípulos, dizendo: 30“Ide ao povoado ali na frente. Logo na entrada encontrareis um jumentinho amarrado, que nunca foi montado. Desamarrai-o e trazei-o aqui. 31Se alguém, por acaso, vos perguntar: ‘Por que desamarrais o jumentinho?’, respondereis assim: ‘O Senhor precisa dele’”.
32Os enviados partiram e encontraram tudo exatamente como Jesus lhes havia dito. 33Quando desamarravam o jumentinho, os donos perguntaram: “Por que estais desamarrando o jumentinho?” 34Eles responderam: “O Senhor precisa dele”. 35E levaram o jumentinho a Jesus. Então puseram seus mantos sobre o animal e ajudaram Jesus a montar. 36E enquanto Jesus passava, o povo ia estendendo suas roupas no caminho.
37Quando chegou perto da descida do monte das Oliveiras, a multidão dos discípulos, aos gritos e cheia de alegria, começou a louvar a Deus por todos os milagres que tinha visto. 38Todos gritavam: “Bendito o rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!”
39Do meio da multidão, alguns dos fariseus disseram a Jesus: “Mestre, repreende teus discípulos!”
40Jesus, porém, respondeu: “Eu vos declaro: se eles se calarem, as pedras gritarão”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia mundial da água, um dia especial em São Paulo do Potengi.












Basicamente todas as escolas estiveram presentes na caminhada em comemoraçao ao Dia da Água, muito bem organizado, várias apresentações, tudo muito bonito, de encher o coração de alegria.

   O prefeito na oportunidade lançou a proposta da Elaboraçao do Plano Municipal de Saneamento Básico, convidando a população para participar, e, assinou o decreto da composição da Comissão de Organização.

   Todos estão de parabéns.

Precisamos nos informar mais, a eleiçao vem aí!

O assunto do Momento agora é uma emenda que está tramitando no Senado de um Deputado do Rio Grande do Sul sobre a redistribuiçao do royalties do Pré-sal. Causando dor de cabeça aos Cariocas detentores de Bilhoes de Reais. Aqui no nosso estado deveria aparecer um deputado para acabar com certas desigualdades que acontecem como o caso de Guamaré, que recebe milhões, e ao que vemos não investe em nada. Com o dinheiro que Guamaré recebe daria para manter uma universidade, um hospital de dar inveja a Capital, uma politica social adequada, e etc...etc...etc..., porém. Será que aparecerá algum candidato com esta proposta na eleição, ou será o mesmo blá blá blá de sempre. Vamos ler e nos informar a cerca de certos assuntos para defendermos opiniões e cobrarmos certas ações.

 

Lula garantiu que vetará emenda sobre royalties, diz Minc

DIANA BRITO
colaboração para a Folha Online, no Rio
O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) afirmou nesta quarta-feira em evento no Rio de Janeiro que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lhe garantiu que vetará a chamada emenda Ibsen, que trata da redivisão dos royalties do petróleo, caso ela seja aprovada no Congresso.
A emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada, dividiu igualmente os royalties do pré-sal entre os três entes federativos, sem distinção entre produtores e não produtores.
A emenda, que prejudica especialmente os Estados que centralizam a produção, como o Rio e o Espírito Santo, passará agora pelo Senado.
"Essa não é uma covardia só com o Rio, mas também contra o Brasil e os compromissos que o país assumiu, inclusive na Copa e nas Olimpíadas", disse, ao participar de manifestação que reuniu mais de 80 mil pessoas no Rio a favor dos royalties para o Estado. "A Justiça vai barrar isso, e o presidente Lula já me garantiu que vetará essa covardia contra o Rio."
Para Minc, a mudança da distribuição dos recursos prejudicaria a realização dos dois eventos esportivos no país, em 2014 e 2016, e representaria um "mico federal" para o Brasil.
Ele destacou ainda que a aprovação da emenda prejudicaria os cuidados ambientais no Estado. "Os royalties são a contrapartida do risco ambiental. Se tiver algum desastre ambiental, não será Rondônia, Mato Grosso ou outro Estado quem vai sofrer. O impacto vai ser nas praias, no turismo e na saúde do Rio", disse.

-------------------------------------------------------------------------------------
 Na realidade o que o Rio faz com tanto Dinheiro?
- constroi favelas
- financia traficantes
- ceva popozudas para dancar funk
- despe passistas em tempo de carnaval para chamar o turismo sexual.
- apoia malandros para jogar footvolei na praia
- distribui balas perdidas.

Me diga alguma coisa boa do Rio, fora as suas belezas NATURAIS, me fale da Saúde da Populaçao, Educação, Segurança....diga aí.


 

domingo, 21 de março de 2010

Domingo sem Missa, Semana sem Graça!

 Igreja de Monte Alegre

Evangelho (João 8,1-11)

Domingo, 21 de Março de 2010
5º Domingo da Quaresma


Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los.
3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés, na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”
6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo.
10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles?” Ninguém te condenou?”
11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 

Cartilha que fala um pouco sobre a importância da água.

Clique neste link para baixar:
http://www.brasildasaguas.com.br/margi/cartilhaagua.pdf

22 de Março - Dia Mundial da Água


 História do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 

Ministério das Cidades - Plano Nacional de Saneamento Básico

por Zenaide Gonçalves da Silva Ramos - Última modificação 06/10/2009 12:59
PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO
O Governo Federal, juntamente com o Conselho das Cidades (ConCidades), está dando início ao processo de elaboração do Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB), sob a coordenação da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, conforme determina a Lei 11.445/2007 e a Resolução Recomendada nº 33, de 1º/03/2007, do ConCidades.
O Plano Nacional de Saneamento Básico, quando aprovado, constituirá o eixo central da política federal para o saneamento básico, promovendo a articulação nacional dos entes da federação para a implementação das diretrizes da Lei 11.445/07. Será instrumento fundamental à retomada da capacidade orientadora do Estado na condução da política pública de saneamento básico e, conseqüentemente, da definição das metas e estratégias de governo para o setor no horizonte dos próximos vinte anos, com vistas à universalização do acesso aos serviços de saneamento básico como um direito social.
A elaboração do PLANSAB inicia-se pela construção coletiva do “O Pacto pelo Saneamento Básico e pela Cidadania”, que congregue os múltiplos agentes que atuam no saneamento básico e proponha os eixos, pressupostos e objetivos do Plano Nacional de Saneamento Básico. Esta tarefa está a cargo do Grupo de Trabalho Interministerial, formado por representantes de órgãos federais que atuam ou tenham interface com o saneamento, e pelo Grupo de Acompanhamento do Comitê Técnico de Saneamento Ambiental do Conselho das Cidades, que deverá acompanhar todo o processo de elaboração do PLANSAB e subsidiar o ConCidades, responsável por sua aprovação.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Domingo sem Missa, Semana sem Graça!

 Igreja de Lagoa de Pedra

Evangelho (Lucas 13,1-9)

Domingo, 7 de Março de 2010
3º Domingo da Quaresma
 

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


1
Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam.
2
Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo.
4
E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”.
6
E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’
8
Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Plano Municipal de Saneamento Básico


Terça-feira estaremos nos reunindo com um Pessoal da CAERN para discutirmos com relação a este importante tema. E iremos tratar de uma agenda para realizarmos as etapas necessárias deste projeto. Pois apartir do próximo ano, quem nao tiver seu plano não receberá verba nenhuma do Ministério das Cidades ou outros, quando o convênio se tratar de Saneamento.

domingo, 7 de março de 2010

Praça da Juventude, um sonho para quem sonha. Uma Meta para quem luta.


Estamos na luta em busca deste projeto, esta semana o prefeito Azevedo recebeu boas notícias com relação a praça da Juventude. Em breve, estaremos tocando neste assunto novamente, com notícias de êxito, que Deus nos ilumine!